domingo, 25 de julho de 2010

Núcleos da Base



Os núcleos da base são núcleos profundos do telencéfalo, que são considerados complexos de núcleos subcorticais que em conjunto com o cerebelo, atuam na interface entre os sistemas sensoriais e as respostas motoras. Basicamente, os núcelos da base recebem informações o córtex cerebral, integram e processam esses impulsos e projetam-nos para o tálamo, que os retransmite para áreas específicas do córtex cerebral. Isso afeta os comportamentos motores, emocionais e cognitivos.

Os núcleos da base se dividem em:
              • Núcleo caudado = função primaria cognitiva e não motora

              • Globo pálido

              • Putâmen

              • Núcleo subtalâmico

              • Substância negra - constituída de parte reticular e compacta

              Devido a proximidade anatômica o Globo pálido e o putâmen formam o núcleo lenticular. O globo pálido e o caudado o estriado que é dividido em duas partes: estriada (neoestriado) e o globo pálido (paleoestriado). A parte estriada é dividida em putâmen (cerca de 55% do volume), núcleo caudado (cerca de 35% do volume), núcleo accumbens (parte ventral do corpo estriado). Globo pálido é dividido em segmento medial, lateral e parte ventral.


              Figura 3 (ao lado)- Caminho dos núcleos da base: a relação entre o córtex cerebral, os núcleos da base, e tálamo são mostrados. A linha solida azul mostra o caminho excitatórios; a linha tracejada marrom mostra o caminho inibitório. A produção global do caminho indireto é inibitório e a produção global do caminho é excitatório (modificado de Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM: Principles of Neural Science, 4th ed. New York, McGraw-Hill, 2000).

              Nenhum comentário: